Último post do ano!

27 dezembro 2018

Um dos efeitos colaterais de termos passado a barreira dos vinte e quatro (eu recentemente, o Artur há já uns anos) é podermos dizer coisas como "meu deeeus, o tempo passa a voar" e ficar contentes por receber meias no Natal, sem que ninguém ache estranho. O que é certo, é que este último ano foi um tirinho e parece que ainda ontem estávamos a celebrar a passagem de ano de 2017, e já cá estamos outra vez, todos saudosistas e reflexivos, a pensar nas coisas boas que 2018 nos trouxe. 

Hoje decidimos ser um bocadinho mais bloggers e fazer um review deste ano em matéria de Palavra-padrão. Apesar de o blogue já existir há mais tempo, desde finais de 2015, a verdade é que este foi o ano em que começou a caminhar em solo firme, com a redefinição profunda daquilo que ambicionávamos para este espaço online e a concretização de pequenas vitórias que celebramos com muito carinho: 

1. Querido, mudámos o blogue. 

Em meados de 2018 percebemos que o Palavra-padrão, apesar de ser nosso, parecia já não nos servir, como uma roupa demasiado apertada com a qual já não gostávamos de nos ver ao espelho. Por isso em Agosto tirámos umas semanas para "limpar a casa" e pensar numa nova identidade para o blog, marca, loja, comunidade, enfim, seja lá o que isto for. 
Resultou naquilo que temos hoje, a nossa bolinha amarela das infinitas possibilidades, que se molda aos valores que queremos transmitir e alimentar: criatividade; partilha; natureza e mindfulness. Perceber com clareza e definição aquilo que queremos deste cantinho online, a sua verdadeira intenção e objetivos, foi um passo fundamental para que ambos conseguíssemos dedicar-nos com mais seriedade e bem-estar a este blogue do qual nos orgulhamos muito. 





2. Uma comunidade sentada à mesa. 

Desde início que os números nunca estiveram na lista das nossas prioridades, mas a ambição de criar uma comunidade, um conjunto (não muito extenso) de pessoas fiéis e curiosas que nos visitassem com regularidade para partilhar ideias, sugestões e deixar um miminho em forma de palavras, isso sempre foi o nosso desejo mais profundo para o blogue. Podemos dizer que este ano conseguimos atingi-lo em pleno, e não poderíamos estar mais felizes por isso. Em cada post repetem-se as caras do costume, que gostamos de receber com carinho e visitar também para ver o que andam a fazer em cada uma das suas moradas virtuais. Somos gratos por cada palavra de incentivo que aqui nos deixam e, como sempre fizemos questão de dizer, este espaço só existe na partilha, na boa conversa e na troca de pontos de vista, por isso obrigada a vocês que também ajudam a edificá-lo! 


3. Ao que parece, sabemos desenhar. 

Temos insistido muito na pedra basilar deste blogue "TODOS, todos sem excepção, são capazes de criar coisas belas." E se insistimos, é porque sentimos na pele, este ano mais do que em qualquer outro, a verdade destas palavras. Este foi o ano em que nos assumimos como ilustradores e que começámos a fazer trabalhos nesta área. Primeiro timidamente, agora a um ritmo desafiante, a ilustração foi preenchendo os nossos dias de uma forma inesperada e bem-vinda, e a sensação de conseguirmos cumprir as expectativas de quem nos procura não tem descrição possível. 


4. Metidos ao barulho com um monte de gente.

Com o todo o respeito pelos bloggers que preferem trabalhar a solo, nós cá gostamos de intercalar os momentos de reflexão mais isolados com a dinâmica engraçada dos projetos de grupo. Este ano tivemos o prazer enorme de nos envolvermos numas quantas aventuras, das quais destacamos duas que nos aqueceram especialmente o coração: 

Juntamente com as nossas compinchas cheias de energia e criatividade, durante um ano inteiro registamos momentos e reflexões em forma de fotografias, parando, por algumas horas, para pensar e procurar a beleza das pequenas coisas encobertas na rotina. Agradecemos à Ana, à Catarina, à Joana, à Lúcia, à Marta, a mais outra Marta e à Raquel, o impulso para fazermos parte deste projeto que é bonito de nome, mais ainda mais bonito nas intenções e nas experiências que nos proporcionou. Ficaram os laços e a vontade de fazer coisas, e cheira-nos que ainda vamos andar todos metidos ao barulho novamente no ano que vem!


Não temos filhos favoritos, mas o que nos sai do pêlo tem sempre um sabor especial. O Vou Ali e Venho já é o nosso projeto de fotografia e viagem em Street View, cuja intenção é promover o conhecimento do mundo sem sairmos do lugar. Surgiu há uns meses atrás, em conjunto com a Lúcia, e entretanto juntou-se a Rita, e umas mais quantas pessoas de quem terão notícias em breve. 
Neste momento o projeto está em paragem até ao início do ano para que possamos redefinir estratégias e lançar-nos numa aventura bem megalómana e espectacular! Fiquem por aí, daremos notícias em breve. 


5. Uma mão cheia de ideias!

Para terminar, o ano de 2018 trouxe-nos, sobretudo, inspiração e ideias para meter em prática, mais e mais vontade de meter a mão na massa e gerar coisas novas, projetos e criações engraçadas que nos desafiem e divirtam. Isto de brincarmos por aqui é coisa séria: é aqui que nos expressamos e damos asas à nossa imaginação e não há compromisso maior do que aquele que aqui fazemos...ser felizes a aprender e a partilhar o pouco que ainda sabemos. 

Beijinhos e Bom Ano, 

Daniela e Artur 

9 comentários:

  1. O vosso blogue é uma inspiração, não só pelo conteúdo criativo e sempre bem estruturado, mas também por toda a energia que transmitem. É um espaço com toque a casa, porque somos sempre recebidos com muito carinho. Espero que 2019 seja bastante generoso convosco *-*

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito do vosso blog e dos vossos projectos.
    Continuem por aí, é um prazer visitar-vos.
    Abraços e um Ano Novo com muita energia.

    ResponderEliminar
  3. E que venha um ano com mais projetos e muito amor e felicidade!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Olá! Já conheces o meu livro "Tudo o que Sempre Quis" lançado em Maio de 2018?
    Deixo aqui a sinopse:
    «Ninguém é forte o suficiente ao ponto que não precise de outro alguém.»

    Estou a trabalhar numa campanha para ajudar o João, um jovem de Almeirim, Santarém que precisa de ajuda com tratamentos médicos (mais informações: https://the-choice-26.blogspot.com/2018/12/vamos-ajudar-o-joao.html) e gostava de informar que por cada livro vendido 40% irá reverter para o João.
    Caso estejas interessada em adquirir um exemplar autografado contacta-me no blog ou em aritacorreia.writer@gmail.com.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Olá, passando para desejar a vocês uma bela
    entrada de ano junto aos seus.

    ResponderEliminar
  6. Posso não comentar sempre, mas não perco uma publicação e acho o Palavra Padrão um poço de ideias e inspiração.
    Há alturas em que as mudanças fazem sentido e eu adorei o novo design e conceito :)
    Gosto muito também da rubrica "Vou Ali e Já Venho".
    Que em 2019 se mantenham assim ou ainda melhores!
    Beijinhos e boas entradas*

    ResponderEliminar
  7. Daniela e Artur,
    muito prazer em conhecer vocês, de verdade...
    Eu sou aquela inquieta, a que tem bichos carpinteiros, a que não cabe em si mesma!
    Vim agradecer a visita de vocês em meu blog de fotografias e encontro essa delícia louca de espaço.
    Estou seguindo vocês e vou colocar o Palavra-Padrão na blog rol do meu blog principal, o Letras Que Se Movem.
    Voltarei com mais calma para navegar atenciosamente.
    Tenham um ótimo domingo.
    Ah...as fotos de vocês estão show!!!
    Beijos, meninos!

    ResponderEliminar

Palavreiro(a), vai em frente, partilha connosco as tuas palavras :)