Um dos efeitos colaterais de termos passado a barreira dos vinte e quatro (eu recentemente, o Artur há já uns anos) é podermos dizer coisas como "meu deeeus, o tempo passa a voar" e ficar contentes por receber meias no Natal, sem que ninguém ache estranho. O que é certo, é que este último ano foi um tirinho e parece que ainda ontem estávamos a celebrar a passagem de ano de 2017, e já cá estamos outra vez, todos saudosistas e reflexivos, a pensar nas coisas boas que 2018 nos trouxe.
Hoje decidimos ser um bocadinho mais bloggers e fazer um review deste ano em matéria de Palavra-padrão. Apesar de o blogue já existir há mais tempo, desde finais de 2015, a verdade é que este foi o ano em que começou a caminhar em solo firme, com a redefinição profunda daquilo que ambicionávamos para este espaço online e a concretização de pequenas vitórias que celebramos com muito carinho:
1. Querido, mudámos o blogue.
Em meados de 2018 percebemos que o Palavra-padrão, apesar de ser nosso, parecia já não nos servir, como uma roupa demasiado apertada com a qual já não gostávamos de nos ver ao espelho. Por isso em Agosto tirámos umas semanas para "limpar a casa" e pensar numa nova identidade para o blog, marca, loja, comunidade, enfim, seja lá o que isto for.
Resultou naquilo que temos hoje, a nossa bolinha amarela das infinitas possibilidades, que se molda aos valores que queremos transmitir e alimentar: criatividade; partilha; natureza e mindfulness. Perceber com clareza e definição aquilo que queremos deste cantinho online, a sua verdadeira intenção e objetivos, foi um passo fundamental para que ambos conseguíssemos dedicar-nos com mais seriedade e bem-estar a este blogue do qual nos orgulhamos muito.
2. Uma comunidade sentada à mesa.

3. Ao que parece, sabemos desenhar.
Temos insistido muito na pedra basilar deste blogue "TODOS, todos sem excepção, são capazes de criar coisas belas." E se insistimos, é porque sentimos na pele, este ano mais do que em qualquer outro, a verdade destas palavras. Este foi o ano em que nos assumimos como ilustradores e que começámos a fazer trabalhos nesta área. Primeiro timidamente, agora a um ritmo desafiante, a ilustração foi preenchendo os nossos dias de uma forma inesperada e bem-vinda, e a sensação de conseguirmos cumprir as expectativas de quem nos procura não tem descrição possível.
4. Metidos ao barulho com um monte de gente.
Com o todo o respeito pelos bloggers que preferem trabalhar a solo, nós cá gostamos de intercalar os momentos de reflexão mais isolados com a dinâmica engraçada dos projetos de grupo. Este ano tivemos o prazer enorme de nos envolvermos numas quantas aventuras, das quais destacamos duas que nos aqueceram especialmente o coração:
Juntamente com as nossas compinchas cheias de energia e criatividade, durante um ano inteiro registamos momentos e reflexões em forma de fotografias, parando, por algumas horas, para pensar e procurar a beleza das pequenas coisas encobertas na rotina. Agradecemos à Ana, à Catarina, à Joana, à Lúcia, à Marta, a mais outra Marta e à Raquel, o impulso para fazermos parte deste projeto que é bonito de nome, mais ainda mais bonito nas intenções e nas experiências que nos proporcionou. Ficaram os laços e a vontade de fazer coisas, e cheira-nos que ainda vamos andar todos metidos ao barulho novamente no ano que vem!
Não temos filhos favoritos, mas o que nos sai do pêlo tem sempre um sabor especial. O Vou Ali e Venho já é o nosso projeto de fotografia e viagem em Street View, cuja intenção é promover o conhecimento do mundo sem sairmos do lugar. Surgiu há uns meses atrás, em conjunto com a Lúcia, e entretanto juntou-se a Rita, e umas mais quantas pessoas de quem terão notícias em breve.
Neste momento o projeto está em paragem até ao início do ano para que possamos redefinir estratégias e lançar-nos numa aventura bem megalómana e espectacular! Fiquem por aí, daremos notícias em breve.
5. Uma mão cheia de ideias!
Para terminar, o ano de 2018 trouxe-nos, sobretudo, inspiração e ideias para meter em prática, mais e mais vontade de meter a mão na massa e gerar coisas novas, projetos e criações engraçadas que nos desafiem e divirtam. Isto de brincarmos por aqui é coisa séria: é aqui que nos expressamos e damos asas à nossa imaginação e não há compromisso maior do que aquele que aqui fazemos...ser felizes a aprender e a partilhar o pouco que ainda sabemos.
Beijinhos e Bom Ano,
Daniela e Artur
O vosso blogue é uma inspiração, não só pelo conteúdo criativo e sempre bem estruturado, mas também por toda a energia que transmitem. É um espaço com toque a casa, porque somos sempre recebidos com muito carinho. Espero que 2019 seja bastante generoso convosco *-*
ResponderEliminarGosto muito do vosso blog e dos vossos projectos.
ResponderEliminarContinuem por aí, é um prazer visitar-vos.
Abraços e um Ano Novo com muita energia.
E que venha um ano com mais projetos e muito amor e felicidade!
ResponderEliminarBeijocas
Que 2019 seja simplesmente Maravilhoso!
ResponderEliminarOlá! Já conheces o meu livro "Tudo o que Sempre Quis" lançado em Maio de 2018?
ResponderEliminarDeixo aqui a sinopse:
«Ninguém é forte o suficiente ao ponto que não precise de outro alguém.»
Estou a trabalhar numa campanha para ajudar o João, um jovem de Almeirim, Santarém que precisa de ajuda com tratamentos médicos (mais informações: https://the-choice-26.blogspot.com/2018/12/vamos-ajudar-o-joao.html) e gostava de informar que por cada livro vendido 40% irá reverter para o João.
Caso estejas interessada em adquirir um exemplar autografado contacta-me no blog ou em aritacorreia.writer@gmail.com.
Obrigada!
Olá, passando para desejar a vocês uma bela
ResponderEliminarentrada de ano junto aos seus.
Bom 2019 :)
ResponderEliminarPosso não comentar sempre, mas não perco uma publicação e acho o Palavra Padrão um poço de ideias e inspiração.
ResponderEliminarHá alturas em que as mudanças fazem sentido e eu adorei o novo design e conceito :)
Gosto muito também da rubrica "Vou Ali e Já Venho".
Que em 2019 se mantenham assim ou ainda melhores!
Beijinhos e boas entradas*
Daniela e Artur,
ResponderEliminarmuito prazer em conhecer vocês, de verdade...
Eu sou aquela inquieta, a que tem bichos carpinteiros, a que não cabe em si mesma!
Vim agradecer a visita de vocês em meu blog de fotografias e encontro essa delícia louca de espaço.
Estou seguindo vocês e vou colocar o Palavra-Padrão na blog rol do meu blog principal, o Letras Que Se Movem.
Voltarei com mais calma para navegar atenciosamente.
Tenham um ótimo domingo.
Ah...as fotos de vocês estão show!!!
Beijos, meninos!