Guia Prático Para Cuidarmos da Nossa Mente

18 outubro 2018

    Quem já leu o nosso manifesto (quem não leu, força, a gente espera), sabe que um dos pilares em que se baseia o Palavra-Padrão é o Mindfulness, tema esse que ainda não foi muito abordado aqui no blog, mas isso está prestes a mudar... AGORA!

No entanto, antes de avançar, há umas coisas que gostava de chamar a atenção:
  • Este guia não é, de forma alguma, uma fórmula mágica para todos os vossos problemas, mas acredito que há coisas que podemos fazer que nos vão ajudar um bocado a cada dia e é nisso que me quero focar aqui.
  • Cada pessoa é diferente. Quero com isto dizer que o que eu sugerir como algo que me faz sentir bem, não quer dizer que também vai fazer o mesmo convosco. O objetivo é mesmo dar ideias de hábitos simples que podemos implementar na nossa vida. Escolham aqueles que estão em harmonia convosco e simplesmente ignorem todos os que não vos servem!
    
    E agora, sem perder mais tempo, vamos ao nosso "Guia prático para cuidarmos da nossa mente", ou também conhecido como "Dicas práticas para nos sentirmos melhor quando a vida parece os fones de ouvido acabados de tirar do bolso".



MEDITAR
    Ok, eu sei que é ultra mainstream, mas ainda bem que o é. Sinceramente, meditar é provavelmente a melhor coisa que tenho feito nos últimos tempos para a minha cabeça. 
    Digo já que não sou, de todo, expert em meditação: não estejam à espera que vos diga que acordo todos os dias às 6 da manhã e medito durante 20 minutos. Não o faço, nem tenho grandes intenções de o vir a fazer. Vou meditando 5/10 minutos por dia... e nem sequer é todos os dias. Eu lá vou tentando, mas não é assim tão fácil implementar novos hábitos e este tem sido um osso duro de roer, mas que dá frutos sempre que consigo engatar durante uns bons dias seguidos.
    No fundo, a meditação é bem simples: só temos de parar, respirar e... estar. Pronto, é isso. A sério. Se há coisa que tenho aprendido é que a meditação não é aquela ideia de "termos de parar os nossos pensamentos", mas antes uma contemplação do presente.
    Há uma metáfora que eu gosto bastante: imaginem que estão sentados na beira da estrada a ver os carros a passar (os carros representam os nossos pensamentos) e a única coisa que temos de fazer é ficar ali, sentados na beira da estrada, a observar os carros a passar. O problema é que normalmente nós vamos a correr atrás dos carros, saltamos para o meio da estrada para os tentar parar e somos completamente "atropelados" pelos nossos pensamentos. Meditar é simplesmente treinar a mente a ficar sentadinha na beira da estrada a observar os carros, só que apesar de ser simples é algo que não é assim tão fácil, especialmente ao início, mas que aos poucos vai fazendo efeito e nos vai fazendo sentir mais em paz e com a cabeça tranquila.


ANDAR NA NATUREZA
    Quanto a vós não sei, mas há alguma coisa na natureza que me faz sentir automaticamente melhor. Seja um passeio pelo parque ou à beira do mar, estar ao ar livre ou no meio da natureza, faz-me sentir mais bem-disposto, relaxado e consigo ter mais clareza e organização na minha mente.
    Não tem muito que saber, apenas levantar o rabiosque da cadeira/sofá/cama e ir apanhar ar na tromba! 

LISTA DE GRATIDÃO
    Sei que existe muita gente céptica em relação a isto, eu próprio o era, mas desde que comecei a implementar este hábito, nunca mais o larguei. Não estou a dizer para fazerem um lista extensa de todas as coisas pelas coisas vocês são gratos (mas se quiserem fazer isso, força aí!), mas sim uma pequena lista diária de 5 a 10 coisas pelas coisas que vos aconteceram nesse dia pelas coisas vocês são gratos. Claro que há dias melhores que outros, mas se pararmos para pensar, conseguimos sempre arranjar pelo menos 5 coisinhas para agradecer. E terminar o dia nesse estado de gratidão faz maravilhas pelo nosso mood e para apaziguar a nossa cabeça.

PLANEAR OS DIAS (LISTA DE TAREFAS)
    E já que estamos a fazer uma lista das coisas pelas coisas somos gratos, porque não aproveitar o lanço e planear o próximo dia com as 3 coisas mais importantes que têm para fazer? Isso dá-nos automaticamente uma sensação de orientação e organização. Planear, ou não, o dia seguinte na noite anterior é o equivalente a entrar no carro e já sabermos para onde querermos ir, em vez de estar a pensar nisso enquanto conduzimos. Claro que também podemos planear logo pela manhã, mas é diferente estarem a gastar a vossa energia matinal a pensar no que vão fazer ou já acordar com as baterias apontadas ao destino, por isso recomendo que o façam na noite anterior.
    Bónus Tip: Escolham sempre, pelo menos, 1 tarefa que vos faça ficar mais perto do que vocês querem concretizar! Por exemplo, eu meti na cabeça (depois de me apaixonar por Amesterdão) que queria aprender Holandês, então, todos os dias, eu tenho como tarefa estudar, nem que seja só 5 ou 10 minutos, Holandês. Não precisa de ser muito, mas 10 minutos ao fim de 1 mês já são 5 horas, e em 5 horas já se aprende muita coisa...



ARRUMAR O ARMÁRIO
    E quem diz armário, diz secretária, quarto, arrecadação e, claro, gaveta da sala que tem todas aquelas tralhas que não interessam a ninguém. Já não me lembro onde, mas um dia li que o nosso espaço exterior é o reflexo do nosso interior, e foi algo com o qual me identifiquei imenso. Se queremos organizar a nossa cabeça, nada melhor do que começar por arrumar o que está em "pantanas" na nossa casa. Sempre que me sinto a perder o controlo das coisas é daqueles itens do kit SOS que me faz sentir logo mais organizado.

TELEMÓVEL LONGE DA CAMA
    Este é um hábito que adquiri recentemente e que tem feito maravilhas na hora de dormir. Sempre tive o vício de deixar o telemóvel a carregar perto da cama, com a desculpa que ele é o meu despertador. E isso acaba por ser mau por duas razões muito simples: a) é extremamente fácil e tentador carregar no snooze e b) se estivermos com dificuldades em adormecer uma das primeiras coisas que fazemos é pegar nele só para dar uma olhadela a ver se o sono vem (Spoiler alert, não vem, só piora a falta dele).
    Desde que experimentei deixar o telemóvel a carregar longe da cama nunca mais voltei ao "modelo" anterior. Agora tenho de me levantar da cama para desligar o despertador (o que torna muito mais fácil resistir a voltar para o ninho) e, principalmente, melhorou imenso a minha qualidade de sono, o que, por consequência, melhorou a forma como o meu cérebro funciona.

E por hoje é tudo! Gostaram? Já praticam algumas das sugestões? Estão a ponderar começar a praticar? Têm sugestões de mais algumas para acrescentar à lista? Deixem tudo aqui em baixo :D

Beijinhos e Abraços
Artur

17 comentários:

  1. Uma coisa de cada vez.
    Se tento fazer tudo perco-me nos meandros da ansiedade.
    Começar devagarinho, não custa, vou tentar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo esse o espírito! Passo a passo para criarmos boas bases para os nossos hábitos :)

      Eliminar
  2. Algo que gostava de experimentar era, precisamente, a meditação, porque sinto que com a azáfama nos dias é importante ter esse momento de reconexão connosco, sem dispersarmos para questões externas.
    Mesmo que não faça todas diariamente, tenho seguido estas dicas. A única que não implementei foi o telemóvel longe da cama, porque é o meu despertador (e porque não tenho o hábito de adiar) :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu e a meditação temos uma daquelas relações de vai e vem, se bem que nas últimas 2/3 semanas tenho conseguido praticar de forma mais constante. Acho que o segredo é mesmo ir devagarinho, nem que sejam só 3 ou 5 minutos por dia, é melhor do que nada :D
      Quando ao telemóvel, esse hábito nunca mais larguei. Experimenta deixá-lo a carregar na parede mais longe da cama, assim és obrigada a te levantares de manhã para o desligar, o que torna mais fácil resistir a voltar à cama (se bem que, SPOILER ALERT, volto na maioria das vezes ahah)!
      [Artur]

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Oh, gostamos mesmo de saber que são vistas dessa forma! Muito obrigado, beijinhos*

      Eliminar
  4. Para mim o melhor é às vezes arrumar a minha secretária ou a minha estante, não sei mas sinto que estou a arrumar a minha alma...
    Também sinto que é bom ir à janela da minha cozinha que dá para ver os campos ou então brincar com o meu periquito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas pequenas coisas fazem maravilhas! Em boa verdade, são uma forma de meditação :b

      Eliminar
  5. Gosto mais de andar na natureza e faz-me mesmo muito bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda à equipa! E temos de aproveitar os últimos dias de mais sol ^_^

      Eliminar
  6. "apenas levantar o rabiosque da cadeira/sofá/cama e ir apanhar ar na tromba!" tumba! é isso que gosto e que mais faço, de entre as boas dicas aqui apresentadas.
    E deixar o telemóvel longe da cama terá de ser uma das próximas prioridades, que ainda não consegui pôr em prática. Mas lá terá de ser!
    Obrigada pelas dicas. Vamos devagarinho.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a primeira Lei de Newton, temos de aplicar uma força (o tal levantar o rabiosque) para colocar o objeto (nós) em movimento :D
      A prática do telemóvel longe da cama tem feito maravilhas na minha hora do sono, não me canso de recomendar essa dica!
      Obrigado nós por um comentário tão carinhoso :)
      Beijinhos*

      [Artur]

      Eliminar
  7. Eu precisava mesmo de meditar ando num stress por causa da defesa do relatório que nem é bom.
    Sigo o teu blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa que me ajudou bastante, a começar a rotina da meditação, foi a app "Headspace"! Apesar de ser paga, ainda tem alguns programas gratuitos (que são os que eu uso) e apenas 5 minutos por dia tem me ajudado imenso. Experimenta! :)
      Muito obrigado! Beijinhos*
      [Artur]

      Eliminar
  8. São ótimas dicas e já vou aplicando algumas. Uma coisa que quero começar a fazer regularmente é a correr, acho que é uma forma de desanuviar, já para não falar dos benefícios que traz à nossa saúde :)
    Deixar o telemóvel longe da cama, ainda não me propus a isso, mas sei que traz vantagens. Vou ver se é desta que sigo o conselho.
    Eu preciso de ter as coisas arrumadas, senão começo a entrar em parafuso, mesmo no meu quarto da cidade académica, quando vejo as coisas a perderem o controlo (depois de noites difíceis ahah) tenho de arrumar para ficar tranquila :)
    Gostei muito da publicação!

    ResponderEliminar

Palavreiro(a), vai em frente, partilha connosco as tuas palavras :)